Astrofesta 2011 * imagens

Esta ano a Astrofesta realizou-se nos dias 5, 6 e 7 de Agosto no OAL no âmbito das celebrações dos 150 anos desta instituição. A APAA colaborou activamente na organização e está disponível um mosaico de Ramalho Ferreira com um resumo de imagens:

astrofesta2011_imagens

 

astrofesta2011 
Mais info

O céu em píxeis

 

O universo visto pela câmara de portugueses


o-ceu-em-pixeis

A beleza do céu nocturno tem inspirado pintores e fotógrafos. Modernamente, com meios digitais relativamente modestos, os astrónomos amadores produzem imagens extraordinárias, onde se vêm planetas, enxames de estrelas e galáxias com um pormenor anteriormente impensável. São imagens belíssimas, que revelam aspectos desconhecidos do firmamento.

A Taguspark, SA, em parceria com a Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA) e o Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO), apresenta uma exposição baseada em imagens digitais seleccionadas, obtidas por astrónomos amadores portugueses – O céu em píxeis. O universo visto pela câmara de portugueses.

Imagens do nosso sistema solar, da cor das estrelas, dos eclipses e do céu profundo poderão ser vistas nesta exposição. Mas também poderá ser feito um percurso pela história da astrofotografia, ou mesmo conhecer melhor as características técnicas dos diferentes tipos de telescópios, os exemplos dos observatórios de astrónomos amadores existentes em Portugal e as consequências da poluição luminosa, quer em termos ambientais e sociais, quer na observação do próprio céu.

A exposição é essencialmente composta por imagens obtidas por astrónomos amadores portugueses, tais como Pedro Ré, Miguel Claro, António Peres Gomes, José Carlos Diniz e Paulo Casquinha, algumas recorrendo a meios sofisticados, outras através de meios ao alcance de qualquer entusiasta.

Uma exposição a não perder. Para jovens e adultos. Depois de a ver lembre-se: da próxima vez que apreciar um céu estrelado sinta-se orgulhoso por todos os mistérios que a humanidade, sem sair da Terra, já conseguiu desvendar. Alguns deles por astrónomos amadores portugueses

 Noticias da Inauguração “aqui”

Histórias de astrónomos amadores (Parte 5)

► coordenação de Guilherme de Almeida

Continuam-se, nesta quinta parte, as histórias de astronomia e astrónomos amadores, contadas por
quem as viveu e sentiu. Estes episódios, insólitos e inesperados, parecem à primeira vista difíceis de
acreditar, ou saídos de um filme, mas são mesmo reais. Agradeço mais uma vez, aos respectivos
autores, o envio destas histórias tão interessantes. As quatro partes anteriores da mesma série foram
publicadas na revista Astronomia de Amadores, nos números 12, 13, 14 e 15 (respectivamente).

Ver mais

Norman Pogson e a escala de magnitudes estelares

por: Guilherme de Almeida 

Pogson é pouco conhecido fora dos círculos científicos, embora tenha dado grandes contribuições à Astronomia. Astrónomo britânico, passou a maior parte da sua carreira na Índia, então colónia inglesa pouco visível para a comunidade científica internacional. Foi o fundador da astrofotometria quantitativa moderna, mas não publicou explicitamente esse seu trabalho. Como pessoa, era de carácter forte e opiniões bem vincadas.

Ver mais