Palestras Planetário do Porto (10 e 11 de novembro de 2023)

Planetário do Porto (up.pt)

Título

Rochas deste e d’ outros Mundos (Álvaro Pinto)

Duração

45 – 60 min

Tipo

Hands-on

Quando e Onde

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva; 6ª feira 10-nov.-2023 | 17:00

Descrição

Neste desafio queremos que identifique diferentes rochas do planeta Terra, através de propriedades observáveis macroscopicamente. Mas, há rochas que são fragmentos de corpos celestes que conseguem sobreviver à passagem pela atmosfera da Terra e atingem a superfície do nosso planeta – os meteoritos. Os meteoritos são “rochas d’outros mundos” e fornecem informações valiosas sobre a formação e evolução do sistema solar e do nosso planeta, sendo essenciais para a investigação científica.

PALESTRA
Atividades Pro-am em Portugal

A astronomia é um dos poucos domínios científicos em que os não profissionais (am – amadores) continuam a dar contributos significativos para a investigação profissional (Pro).

Que tipo de atividades e que contribuições podem os astrónomos amadores fornecer aos cientistas profissionais? Que organizações estão envolvidas nestes processos? De que forma se processa a colaboração? Que equipamentos é necessário possuir? Estas e outras perguntas serão respondidas pelo astrónomo amador Pedro Ré.

Auditório do Planetário do Porto, sáb., 11 nov. 2023, 15h30 às ≈16h15

WORKSHOP
Telescópios e observatórios astronómicos (1973/2023)

O céu sempre exerceu um enorme fascínio sobre a humanidade. Desde tempos imemoriais que a humanidade está “de olhos postos no céu”. Contudo, o olho humano não tem capacidade de ver tudo o que o “céu” tem para nos mostrar. Rapidamente o engenho humano começou a produzir instrumentos para ver melhor e mais distante, no céu profundo, desenvolvendo equipamentos que hoje designamos por telescópios. Neste workshop iremos contactar com diferentes telescópios e perceber a evolução, ao longos dos tempos modernos, da ciência e da tecnologia dos telescópios de pequena dimensão. Se as condições climatéricas o permitirem realizaremos uma observação do nosso astro Rei – o Sol. Auditório do Planetário do Porto, sáb., 11 nov. 2023, 16h30 às ≈17h30