Como nasceu o meu interesse pela astronomia
Alcaria Rego

Não foi de modo nenhum uma "paixão assolapada ", como parece ter acontecido a alguns amigos.

Na verdade, o meu interesse pela astronomia resultou de uma outra "paixão" que está interligada e que são "as leis da óptica".

Nos meus tempo de estudante (já adulto e casado) não "deu" para me aperceber do facto. As preocupações com outras coisas na altura bem mais importantes, não deixaram que isto "viesse á tona".

Foi uns anos depois, quando para um concurso interno (para efeitos de promoção) na empresa onde trabalhava, tive de rever e aprofundar grande parte da física , nomeadamente a parte que aborda as "leis da reflexão e refracção da luz" .

Agora sim, com o espírito bem mais tranquilo, já me apercebi do quanto este assunto me fascinava.
Penso que nasceu aí o "bichinho" do ATM , que não mais me largou. Ainda hoje não consigo ter a certeza do que me dá mais prazer:

Construir, ou utilizar ... Penso que ambas as coisas se complementam.

Foi então que construi o meu primeiro "telescópio" , um refractor de lente simples de oculista, com lupa (de oculista) como ocular e vai de apontar para tudo quanto era sítio . Era inevitável, apontar para a Lua !...

Fiquei maravilhado, mesmo até a aberração cromática "não chateava nada" .

Observar as cadeias de motanhas, as crateras os "vales", enfim ... um deslumbramento !...

Nestes tempos ainda não existia a APAA. Eu não conhecia ninguém do ramo da astronomia . Mal sabia eu, que bem próximo tinha o "pai de todos nós " (amadores) ou seja, o comandante Conceição Silva .

Mas não sabia , e foi só vários anos depois, que soube, através de um colega, que "um grupo de jovens" dirigido por "um senhor do Planetário Calouste Gulbenkian" estavam a construir espelhos para astronomia.

Na primeira oportunidade, fui lá para tentar "entrar no grupo", mas não foi possível, por vários motivos ( começar em grupo tudo ao mesmo tempo, não faltar a nenhuma sessão) foram razões que me excluíram de imediato, dados os meus horários de trabalho de então.

Mas não mais " perdi de vista" o tal grupo de jovens, nem "o senhor do Planetário" que toda a gente já percebeu tratar-se do saudoso Joaquim Garcia.

Pouco tempo depois era fundada a APAA , e eu tinha o prazer de ser um dos fundadores.

Construi sozinho ( com a ajuda de um livro em francês) o meu primeiro espelho e montei o meu primeiro "verdadeiro " telescópio para astronomia.

Durante muito anos, com pouco tempo livre, observei ao acaso, sempre que era possível. Nos últimos anos, com mais tempo livre, fiz uma opção "radical" .

Decidi dedicar-me em exclusivo, a uma só área, e a um único "corpo celeste", o Sol !...

E, como não podia deixar de ser, a tentar encontrar (construindo) a melhor (e mais barata) solução de equipamento para o estudo e obtenção de imagens solares. Esta é uma tarefa "sem fim á vista" .

Mas aos 60 anos de idade "física" e 20 de idade "mental" , isto ajuda-me imenso a manter-me "bem agarrado á vida". Até que "a força" o permita :-))

Bons céus a todos !...