Comprove os seus conhecimentos

1. O que é o movimento anual aparente do Sol?

2. Qual é a diferença entre ano Solar e ano Sideral?

3. Como verificar a variação da declinação do Sol durante o ano?

4 Como comparar as latitudes de dois lugares, através das distâncias zenitais do Sol na passagem meridiana?

5.Que relação existe entre as distâncias zenitais do Sol nas suas passagens meridianas, nos instantes de início das 4 estações?

6.O que é a "obliquidade" da eclíptica, e quanto mede?

7. No dia de um equinócio, qual é maior: a parte clara ou a parte escura do dia?

8. Qual é a diferença entre constelações zodiacais e signos zodiacais?

9.Qual é a latitude eclíptica do Sol durante o ano?

10. Em que condições não haveria estações do ano num planeta?

Respostas

1. É o movimento que o Sol parece ter relativamente à esfera celeste, ao longo do ano, e que é devido ao movimento de translação da Terra. Observa-se pelas estrelas que são visíveis a oeste logo após o ocaso, ou a leste pouco antes do nascer do Sol (ver figura).

2. Ano Solar é o intervalo de tempo que decorre para que as estações do ano completem um ciclo. Ano Sideral é o intervalo de tempo entre duas passagens consecutivas do Sol na direcção da mesma estrela.

3. Observando a sombra de um pilar vertical, ao longo do ano, e sempre ao meio-dia solar. Pela variação do comprimento da sombra, poderemos avaliar a distância zenital do Sol. Com o Sol no zénite não haverá sombra.

4. Comparando o comprimento da sombra do referido pilar, entre dois locais diferentes, no mesmo dia ao meio-dia solar. Quanto maior for a sombra , maior é a latitude do lugar. Para uma determinação rigorosa são necessários outros métodos.

5. No início do Verão o Sol está na sua altura máxima, e estando mais próximo do zénite projecta uma sombra mínima. No início do Inverno ocorre exactamente o inverso. No início das outras estações o valor é intermédio, ( e o Sol nasce a leste e tem o seu ocaso a oeste).

6. No momento dos equinócios, o Sol está rigorosamente sobre o equador celeste. Nos solstícios está no seu máximo afastamento dessa linha. Comparando o plano do equador com o da trajectória aparente do Sol, verificamos haver entre eles um ângulo de 23º 27´ 08´´

7. Os intervalos de tempo entre a passagem do centro do Sol pelo horizonte no nascente e no poente (dia), e entre o poente e o nascente seguinte(noite), em princípio seriam iguais. Há dois factores que alteram a duração dos dias e das noites: a- a refracção atmosférica que faz com que o Sol ainda seja visível quando de facto já (ou ainda) está abaixo do horizonte; b- o crepúsculo. Este faz com que a claridade persista para lá dessa passagem pelo poente e antecede o nascente. Podemos concluir que ao longo dum ano a parte clara ultrapassa muito em duração a parte escura do dia.

8. As Constelações Zodiacais são as "percorridas" pelo Sol no seu trajecto aparente. Os Signos Zodiacais são 12 arcos de circunferência de 30º cada, cobrindo toda a eclíptica, e sem relação com as verdadeiras constelações, excepto no nome.

9. Uma vez que a eclíptica é precisamente a linha percorrida pelo trajecto aparente do Sol, e a latitude eclíptica é a distância angular de um astro a essa linha, é óbvio que a latitude eclíptica do Sol é sempre de 0º.

10. Se um planeta não tiver o seu eixo de rotação inclinado em relação ao plano da respectiva órbita, como acontece com Mercúrio, não terá estações do ano. Nesse caso os planos equatorial e da eclíptica serão coincidentes.

Bibliografia:
Conceitos de Astronomia,R.Boczko, Editora Edgard Blücher Lda